Você já foi à Bahia, nega? Não? Então, vá.

Férias! Uma semana com vista para o mar... um mar azul turquesa. Parece bom, não? E é mesmo.


Foi em agosto de 2014 que resolvemos descansar a mente naquele paraíso. Agosto é um ótimo mês para planejar viagens, porque já é considerado baixa temporada, e os preços ficam mais acessíveis, as praias ficam mais vazias, os lugares ficam mais silenciosos, e o seu sossego, mais garantido!


Com esta intenção, fomos para Arraiaj D’ajuda, no município de Porto Seguro. Escolhemos um hotel bem estruturado, em frente ao mar.
O hotel é o ENSEADA DOS CORAIS PRAIA HOTEL, www.enseadadoscoraispraiahotel.com.br, que fica próximo ao centro gastronômico, noturno e histórico, na Praia do Mucugê, bordeada de mata restinga e coqueiros.


Outra coisa legal sobre a localização do hotel é que ele fica bem pertinho do Parque Aquático de Arraial d’Ajuda. www.arraialecoparque.com.br . Dá para ir caminhando, pela praia, e você pode comprar os ingressos para o parque na recepção do hotel mesmo.


O parque é bem legal, para qualquer idade. É super bem estruturado, com atrações para os pequenos e os mais aventureiros. Também é legal para quem só quer pegar uma piscina e comer uns bons petiscos (mas, claro, é um passeio caro para quem não tem criança, ou não gosta de toboáguas, tirolesas, boias, boats etc). O ingresso, na época em questão, custava R$ 95,00 por pessoa, e menores de 1 metro não pagam.


Se você for em baixa temporada, vale a pena planejar a visita ao parque antes de ir, pois não abre todos os dias da semana. Confira o calendário de funcionamento no site.

O que a baiana tem?

Bom, o parque aquático é uma das muitas opções de Arraial! Vamos conferir algumas delas:


Se você gosta de centros históricos, vale a pena conhecer a vila. O centro histórico de lá foi tombado pelo Iphan. Você pode visitar a pequena igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, que foi erguida em 1551. A construção, que fica em frente a uma praça, é cercada por casinhas e lojinhas coloridas, cheias de artesanatos e lindos souvenirs.


Para os aventureiros, chegados ao Eco Turismo, há Parques Ecológicos, Náutica, Parapente, Quadricíclo, Ciclismo, Trilhas, Kite-Surf entre outras atividades.


E no quesito gatronomia, então? Hummm, lá você vai se deliciar! Tem restaurante de tudo quanto é tipo, para tudo quanto é bolso! Restaurantes argentinos, que capricham nas carnes, espanhóis (com paellas especiais!), trattorias, pizzarias, churrascarias, comida típica baiana, frutos do mar, hamburgueria, sorveterias, casas de doces, restaurantes à beira mar ou barraquinhas de sanduíches e pastelarias no centrinho... A gente aproveitou para conhecer um local diferente a cada dia. Bem próximo ao nosso hotel havia um restaurante chamado La Española. O cardápio era super variado, desde pizzas (convencionais ou com sabores exóticos e interessantes) até massas, carnes, peixes e... paellas! Sensacional. O lugar é agradabilíssimo, com mesas ao ar livre, sob árvores. Um ambiente super aconchegante! Se for até lá, não deixe de provar o Mojito. Super especial! Procurei o site deles e só encontrei a página do Facebook: www.facebook.com/polmonty E, nesta pesquisa acabei descobrindo que eles estão fazendo umas sessões de cinema ao ar livre. Parece interessante, não?




Para um turismo gastronômico, Arraial d’ajuda vale a pena! Aqui neste link dá para conferir algumas dicas de restaurantes: www.feriasbrasil.com.br/ba/arraialdajuda/ondecomer.cfm


Para uma experiência antropológica, visite as aldeias indígenas: entre as trilhas de Arraial d’Ajuda e das vilas vizinhas, há quase uma dezena de tribos indígenas. Estas são geralmente habitadas por pescadores e artesãos. Jaqueira, Vila de Itaporanga, Imbiriba e Barra Velha são exemplos de agrupamentos indígenas que podem ser visitados.

No mais, Arraial d’ajuda é bom demais. O mar, com águas claras e calmas, é ótimo sobretudo para crianças. Se você gosta de sombra e água fresca, vá para Bahia, nega!


Para mais informações: www.arraialdajuda.tur.br

E boa viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Giverny e os imperdíveis Jardins de Monet

A jornada de um músico brasileiro por Istambul, Turquia

PÉ NA AREIA NA PRAIA DA PIPA, RN