Três passeios para fazer nos subterrâneos da Europa

A Europa tem tantas paisagens bonitas, jardins bem cuidados, castelos, ruínas cheias de história, vários estilos arquitetônicos tão diferentes do Brasil que nos fazem pensar, por que alguém se animaria a ir conhecer um lugar embaixo da terra em uma viagem dessas?

Bem, eu fui.

Montei uma viagem bem personalizada que me possibilitou sair um pouco do óbvio turístico e me fez conhecer lugares incríveis.

Aqui conto sobre alguns deles:

Catacumbas de Paris

Quase todo mundo sabe que os subterrâneos de Paris são como um labirinto e que guardam muita história. As Catacumbas são um ossuário, isso mesmo, para estocar ossos, e começaram a ser organizadas no fim do século 18, dentro de túneis que já existiam desde a ocupação romana. Isso tudo porque os franceses precisavam liberar os cemitérios da cidade que estavam com problemas de espaço. As Catacumbas estão abertas para visitantes desde 1867 e apesar de ser um passeio meio tétrico as filas são gigantes!

O que tem para ver lá: corredores apertados e escuros. Muitos ossos em um percurso de mais ou menos 2 km.


Quem pode ir: Realmente não é um passeio para qualquer um. No site da atração você encontra todas informações para saber se tem condições de conhecer as Catacumbas. As restrições são para quem sofre de claustrofobia, problemas do coração, crianças, idosos entre outros. Uma informação que achei muito importante, o caminho é de um sentido só, uma vez que você desce no subterrâneo não dá para voltar atrás.

Vale a pena? Se você não faz parte das restrições e curte um passeio diferente, vale muito! Além de ossos arrumados em forma de esculturas, o lugar conta com câmaras de homenagem aos mortos e informações sobre escavações arqueológicas feitas em Paris.


http://www.catacombes.paris.fr/


Metrô de Londres

Foto: King's Cross - arquivo pessoal

Como toda cidade grande, Londres tem um trânsito caótico. Para quem não está acostumado com a mão inglesa, fica um pouco pior. Em horários de pico você pode levar uma hora para ir de um trecho ao outro de ônibus ou carro, e no metrô leva 20 minutos para fazer o mesmo percurso.

Por que “passear” no metrô? Porque tem estações lindas! As minhas preferidas são as de Saint Pancras (tem um hotel e um shopping) King`s Cross (onde fica a loja do Harry Potter) e a Baker Street ( que parece do século 19 e é cheia de referências ao Sherlock Homes).

Vale a pena? Você já vai ter que usar o metrô mesmo. Por que não aproveitar?


Em Londres o metrô é chamado de Tube e no site da Transport for London você encontra tudo o que precisa para usar o meio de transporte:
https://www.tfl.gov.uk




Mary King`s Close em Edimburgo



A cidade de Edimburgo, na Escócia, foi construída em um morro, e no decorrer da história novas ruas e casas foram construídas em cima das antigas até que a cidade ficasse nivelada. Isso gerou o que eles chamam de “closes”, pequenos bairros, mais parecidos com cortiços e que diante do crescimento da cidade ficaram localizados em áreas escuras e úmidas.

O interessante sobre esta atração é que a cenografia do lugar foi toda reconstruída e o guia que te leva pelo local está caracterizado como um personagem do século 17.

Foto: passeando por Edimburgo. Arquivo Pessoal

O que tem para ver: O modo de vida das pessoas que habitaram ali. A visita dura cerca de 40 minutos.

Quem pode ir: Não é uma atração de terror, mas pode deixar algumas pessoas inconfortáveis. Novamente, vale a restrição para crianças, idosos e pessoas que sofrem de claustrofobia. A vantagem é que se você se sentir mal, há saídas de emergência e os guias estão preparados para te atender.

Vale a pena? Se você entende bem inglês, vale sim. É uma aula de história e com um bom humor britânico, e dificilmente você terá outra aventura dessas na vida.

Site: http://www.realmarykingsclose.com/

Texto: FLAVIA ZANCHETTA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Giverny e os imperdíveis Jardins de Monet

A jornada de um músico brasileiro por Istambul, Turquia

PÉ NA AREIA NA PRAIA DA PIPA, RN