PÉ NA AREIA NA PRAIA DA PIPA, RN

Em Julho de 2011 fizemos uma ótima viagem para a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.
Como tínhamos a nossa filha Elis, com apenas 09 meses, não queríamos fazer uma viagem muito longa (partindo de SP), e nem muito cheia de atrações. Uma praia bonita, uma pousada confortável e bem estruturada, restaurantes próximos e não muito caros: eram essas coisas que estávamos procurando. A Praia de Pipa fica bem próxima a Natal, que apesar de muito recomendado, acabamos não conhecendo, pois preferimos não sair da Pipa, por causa da bebê. Viajar com bebê, pela primeira vez, não é algo fácil, principalmente pelas preocupações que os pais levam junto às malas. Por isso, quando mais confortável for, mais fácil será de se livrar destas preocupações. E a Praia da Pipa nos proporcionou este conforto.
Vamos a algumas informações sobre o local, tiradas do site www.pipa-brasil.com “Pipa é um dos principais destinos turísticos do nordeste do Brasil, e é famosa por ter algumas das melhores praias do país. 85 km ao sul de Natal, a capital do estado RN, Pipa é uma cidade de praia pequena e charmosa, cercada por uma impressionante beleza natural. Turistas de todo o mundo vêm a Praia da Pipa para conhecer a incrível mistura de praias paradisíacas, vegetação tropical, falésias coloridas, dunas de areia, lagoas e a culinária e vida noturna célebres de Pipa.
Pipa teve muitos nomes através dos anos. Em 1962 o local era chamado de "Itacoatiara" que significa “pedra pintada”. Pipa, o nome atual vem dos colonos portugueses, que viram do mar uma grande rocha no formato de uma "pipa", que lembrava muito um barril usado pelos portugueses para guardar óleo e vinho. Antes dos anos setenta Pipa era um calmo vilarejo pouco desenvolvido de pescadores. A mudança aconteceu quando a comunidade do surf descobriu as ótimas ondas de Pipa. Assim que a noticia se espalhou sobre o ótimo local para surfar e também sobre as belezas naturais deste paraíso tropical, que não são comumente encontradas em nenhum outro lugar do Brasil, o lugar começou a se desenvolver.
A cada ano que se passou, mais pessoas passaram a visitar o local e muitos gostaram tanto que decidiram ficar. Novas hospedarias e restaurantes foram abertos e Pipa começou a testemunhar um crescimento estável, e hoje é um destino cosmopolita com uma excelente infraestrutura é mais de 100 hotéis, diversos restaurantes internacionais e lojas da moda. Mesmo com tanto crescimento e desenvolvimento, Pipa ainda é no fundo um pequeno vilarejo a beira-mar, onde o desenvolvimento se deu em meio as regulações ambientais muito rigorosas em Pipa e Tibau do Sul. Os prédios em Pipa podem ter no máximo 7 metros de altura, isto assegurou com que os hotéis e as residências se misturassem na paisagem tropical. A natureza ainda domina a paisagem e está sempre será uma das vantagens de Pipa quando comparada a outros destinos populares.”
Dica de hospedagem
Nós ficamos em um hotel chamado PIPA’S BAY, que é o primeiro hotel a beira mar da região. Localizado na praia do Centro de Pipa, no Rio Grande do Norte, o hotel é um grande empreendimento com padrão de qualidade e conforto. Os apartamentos são equipados com ar condicionado individual, camas king size, cofre individual, cortinas com black out, frigobar, secador de cabelo e televisão. E colocaram um bercinho e uma banheirinha a nosso pedido, para acomodarmos melhor a nossa bebê. O Hotel também conta com uma pequena cozinha com micro-ondas para aquecermos as papinhas da pequena, na hora da janta. Para maiores informações, acesse www.pipa.com.br/pipasbay
As lojas de Pipa são caras, por isso, é melhor comprar o que precisa antes de chegar lá. Para se ter uma ideia, precisei de uma canga nova e cheguei a encontrar o produto por R$ 90,00!! Os restaurantes tem preços variados e de modo geral são muito bons, com cardápios que vão de deliciosos frutos do mar a incríveis massas ou enormes sanduíches naturais. Uma dica importante: A Praia da Pipa não tem hospital ou posto de saúde!! Quer dizer... posto de saúde tem, mas só atende locais. Turistas devem se dirigir a outra cidade em uma emergência. Sejamos sinceros... um absurdo, visto o grande número de turistas que a região recebe, e considerando os altos preços de hospedagem e produtos.
Também tiradas do site www.pipa-brasil.com , seguem informações precisas sobre a região: Existem caixas eletrônicos em Pipa? Sim, existem alguns caixas eletrônicos (Banco do Brasil, Bradesco & 24H) no centro Pipa, onde você pode sacar dinheiro usando diversos cartões bancários e cartões internacionais. Pergunte ao seu hotel o local exato. Preciso de um carro durante minha estadia em Pipa? Se você se hospedar em um hotel bem localizado em Pipa, você não precisará de um carro, pois todas amenidades ficam próximas. No entanto, um carro lhe dá a liberdade de explorar a região e você poderá desfrutar de todas atividades e todas as praias da região. Se você não planeja dirigir o dia todo, faz mais sentido tomar um táxi ou micro ônibus. Consigo alugar um carro em Pipa? Sim. Existem diversas locadoras de carro em Pipa. A principal locadora fica bem ao lado do supermercado principal no centro de Pipa. Os funcionários do seu hotel podem verificar a disponibilidade e podem ajuda-lo a reservar um carro. Se você planeja alugar um carro durante toda sua estádia, você também pode alugar um carro no aeroporto de Natal, onde existem diversas empresas de locação.
Como é o tempo em Pipa? Pica fica a apenas alguns graus do Equador e desfruta de um clima tropical o ano todo. Em média, Pipa conta com 300 dias de sol por ano, e devido a localização privilegiada deste paraíso tropical no nordeste do Brasil a temperatura em Pipa é muito estável com poucas mudanças o ano todo. A temperatura média fica em torno dos 28 graus (incluindo a temperatura diurna e noturna) e a temperatura do mar é igualmente agradável, cerca de 27 graus o ano todo. Até mesmo no "inverno", a temperatura das noites mais frias fica em torno dos 22 graus C. Devido a constante briza do mar o clima raramente fica muito quente em Pipa. O verão em Pipa vai do final de dezembro ao final de março, e o inverno vai de abril a junho. Durante a baixa temporada (abril - junho) a probabilidade de chuva aumenta, mas mesmo durante estes três meses costuma ser possível desfrutar das praias quase todos os dias, pois na maioria das vezes a chuva cai pela noite. No resto do ano, julho a novembro, o clima tende a ser bem similar aos outros meses do verão, com temperaturas apenas um pouco mais baixas. Natal, a capital do estado é conhecida como a "cidade do sol" e o clima é a razão para tal, em Pipa e Natal os dias são ensolarado quase o ano todo.
Quando é a melhor época para viajar a Pipa? Durante os meses de verão é quando Pipa recebe o maior fluxo de turistas, pois este é o tempo da alta temporada no Brasil. Durante este período, é altamente recomendado reservar o seu hotel com meses de antecedência, pois os quartos dos hotéis em Pipa se esgotam meses antes. Na alta temporada é quando a atmosfera em Pipa fica mais vibrante. Em geral, Pipa recebe muitos visitantes e conta com uma incrível atmosfera social o ano todo. Outras datas nas quais o fluxo de turistas aumenta muito em Pipa são os feriados durante o ano todo, como o Carnaval, Páscoa, Independência do Brasil e o Ano Novo. Os meses de julho e agosto também são de pico. Especialmente durante os feriados é essencial reservar o hotel em Pipa com antecedência de vários meses, pois os quartos se esgotam muito antes. Os meses de "inverno", de abril a junho, são tradicionalmente classificados como baixa temporada e nesta época o local recebe menos visitantes do que no resto do ano. Se você tem um orçamento baixo, ou é um viajante consciente, esta pode ser a melhor época para visitar Pipa pois a hospedagem é mais barata do que na alta temporada.
Existem supermercados em Pipa? Sim. Pipa tem alguns pequenos supermercados, onde você pode comprar alimentos e bebidas. Também existem duas ótimas panificadoras e também alguns varejões. Se você planeja passar bastante tempo em Pipa, faz mas sentido comprar em maiores quantidades nos grandes supermercados de Natal (Carrefour, Extra, Sam's Club etc.) e levar as compras até Pipa.
Existe alguma casa de câmbio em Pipa? Sim, existem algumas casas de câmbio no centro de Pipa. Consulte a recepção do seu hotel para saber o local exato.
Como chegar em Pipa?
O aeroporto mais próximo é o aeroporto internacional de Natal, que fica a 75km de Pipa. Dirigindo-se ao sul de Natal na BR-101 duplicada, em aproximadamente 50km vire em Goianinha e siga em direção a Pipa. Leva cerca de 60 minutos para ir do aeroporto até Pipa. O aeroporto de Natal recebe voos da maioria dos estados brasileiros. Vindo da Europa, a rota mais fácil é por Lisboa, onde você pode pegar um voo direto a Natal. Vindo da América do Norte, a maneira mais prática é voar de uma das grandes cidades do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília etc.) e então pegar um voo doméstico até Natal. Também é possível pegar um ônibus até Pipa. A empresa de ônibus Oceano opera diversos ônibus diariamente entre Natal e Pipa. Por favor, visite www.expresso-oceano.com.br para consultar horários e preços. Fotos: Felipe Adam Kurschat e Ariadne Catanzaro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Giverny e os imperdíveis Jardins de Monet

A jornada de um músico brasileiro por Istambul, Turquia