BONITO, MS


Felipe e Ariadne, Aquário Natural, Bonito MS

Fato! Bonito é bonito mesmo. Da primeira vez que me falaram de Bonito eu fiquei imaginando como devia ser. Cachoeiras, rios transparentes, a mata densa do cerrado. Verdadeiros tesouros da natureza.

Fomos a Bonito no revellion de 2008 / 2009. Planejamos a viagem sozinhos, sem procurar uma agência de viagem. Certamente saiu mais barato, porém, como decidimos ir um pouco em cima da hora (em dezembro de 2008), tivemos um pouco de dificuldade para encontrarmos vagas em pousadas e hoteis da região, mas nada que o Google não pudesse nos ajudar.

Com uma longa e incansável pesquisa, encontramos a Pousada Girassol www.girasolbonito.com.br .
A pousada é pequena. Uma construção nova e conta com 12 apartamentos confortáveis e aconchegantes. Há um agradável salão de refeições com um delicioso café da manhã (hummm, inesquecível bolo de canela!). A área de lazer tem uma piscina e muito verde. Vale a pena. A nossa hospedagem foi um ponto agradabilíssimo do passeio.

Para quem prefere, há também em Bonito o Albergue da Juventude, que pelo site, parece também ser muito legal //www.ajbonito.com.br/




Bom, vamos ao começo da viagem. Fomos de avião até Campo Grande. No aeroporto pegamos um taxi até a rodoviária, e nos assustamos um pouco com o valor do transporte. Em frente à rodoviária há o albergue da juventude e lá eles organizam vans que levam pessoas até Bonito. Saía mais barato e era mais confortável do que irmos de ônibus convencional. E as opções de horários eram mais variadas também.

Bom, como Bonito em alta temporada tem muitos turistas, e o turismo lá é feito de maneira organizada e planejada, não dá para chegar na cidade sem ter agendado os passeios, pois tudo é feito com antecedência. Eles trabalham com grupos pequenos e guias turísticos em cada uma das atrações.

Por isso, quando fizemos a reserva na pousada Girassol, também fizemos as reservas dos passeios, e a própria equipe da pousada já nos providenciou transporte para isso.

As distâncias são grandes entre as atrações e as pousadas, e o transporte público é muito ruim, por isso, quem não vai de carro ou não agenda tudo com uma agência de turismo antes, deve entrar em contato com a pousada e fazer a reserva do transporte também.

Eles nos disponibilizaram um taxi. Sim, um carro com motorista que nos levava e buscava em horários combinados. Muito chique, né? E muito confortável também. E de qualquer forma, não tínhamos outra opção. Por isso, quem puder alugar um carro talvez tenha mais autonomia, mas eu não sei dizer se há muita diferença no valor.

Quanto aos atrativos de Bonito... ah, esses são impagáveis. Rios de águas cristalinas, onde é possível fazer flutuação ou mergulho com cilindro. Em alguns deles são encontradas mais de quarenta espécies de peixes e inúmeras espécies de plantas sub aquáticas.



Quando você vai realizar flutuação ou mergulho, te oferecem o aluguel de câmeras à prova d’água, ou também o aluguel de ‘capas’ para proteger a sua câmera. É perfeito, pois você consegue fotografar imagens incríveis embaixo d’água! Vale a pena!






As cachoeiras de Bonito também são um espetáculo à parte, com um aspecto peculiar e interessante, devido à grande quantidade de calcário dissolvido em suas águas e sua conseqüente deposição sobre rochas, troncos e folhas.




Parque das Cachoeiras





E para completar, ainda há as cavernas, formadas há milhões de anos na rocha calcária. Algumas são inundadas, total ou parcialmente, acrescentando ainda mais beleza aos interiores ricamente decorados. Formações de espeleotemas como estalactites, cortinas, estalagmites e muitas outras. Por este motivo, Bonito é o cenário perfeito para o mergulho em caverna, cave divers e amantes de eco turismo.
Os rios de Bonito estão sempre transparentes devido às características geológicas e climáticas da região da Serra da Bodoquena. A rocha calcária, da qual é formada quase toda a Serra da Bodoquena, permeia por seu interior num complexo sistema hídrico, toda a água captada das chuvas, o que faz dissolver muito deste mineral nestes rios subterrâneos. Este excelente "sistema de tratamento" natural é o que mantêm os rios de Bonito sempre transparentes.

O que é muito legal perceber é que há um cuidado com a natureza e a consciência de preservação. Isso se reflete na atitude de todos os envolvidos com atividades turísticas em Bonito. Desde o acompanhamento obrigatório de Guias de Turismo, até a criação de RPPNs, execução de Planos de Manejo e Estudos de Impacto Ambiental.
Quanto à culinária local, recomenda-se jacaré ao molho de urucum, e caldo de piranha! Deliciosos e facilmente encontrados nos restaurantes da região central de Bonito. E para sobremesa, sorvete de cupuaçu, além de muito gostoso, é uma opção incrível para driblar o calor.

ALGUMAS ATIVIDADES TURÍSTICAS DE BONITO
- AVENTURA:

Bóia cross
Aventura de descer emocionantes cachoeiras e corredeiras do Rio Formoso, além de ter a oportunidade de comtemplar as belezas naturais de suas águas cristalinas, observando uma rica fauna e flora de mata ciliar. Duração: 55 min - Distância: 7Km

Bote no Rio Formoso
Passeio em botes de borracha num percurso de 6Km por um dos principais rios da região: o Formoso. Durante o passeio, os botes passam por três cachoeiras e duas corredeiras. Pode-se avistar diversos pássaros e animais na margem do rio. Ideal para todas as idades. Duração: meio período - Distância: 12Km


- CACHOEIRAS


Rio do peixe
Uma fascinante caminhada na Fazenda Água Viva, normalmente acompanhada pelo próprio proprietário, num dos cenários mais bonitos da região. O percurso a pé dura cerca de 2 horas, através de trilha que passa em várias cachoeiras, piscinas naturais e pequenas grutas submersas. Na sede da fazenda é oferecido um excelente almoço.
Duração: 1 dia - Distância: 35Km

Parque das cachoeiras
O passeio começa com uma caminhada por trilha ecológica em mata ciliar, observando a fauna e flora local com contemplação e banho no Rio Mimoso, em suas seis cachoeiras, formada de pequenas cavernas e tufas calcárias ao longo do rio.
Duração: meio dia - Distância: 18Km

- ARBORISMO

Arborismo
O passeio é composto por travessias em cabos de aço com tirolesas e passarelas móveis e falsa baiana, instalados em árvores de altura variando de 10 a 20 metros.
Duração: 2 horas - Distância: 12Km

- CONTEMPLAÇÃO

Buraco da Araras
Trilha ao redor de uma colina com 100 metros de profundidade e 500 metros de diâmetro, que possibilita uma visão panorâmica de seu interior, onde as araras vermelhas e outras aves constroem seus ninhos e retornam sempre ao final do dia.
Duração: 1 hora - Distância: 57Km

- FLUTUAÇÃO

Bonito Aventura Flutuação no Rio Formoso com máscara e colete, através de pequenas cachoeiras de água cristalina, com exploração das cavidades naturais submersas. Trilha com 1.700 metros que levam ao pier da figueira, onde se inicia o mergulho livre.
Duração: 3 horas - Distância: 7Km

Recanto ecológico Rio da Prata
A nascente do Rio Olho d´água revela um imenso aquário de águas cristalinas, onde pode-se fltuar emmeios a uma grande diversidade de vida animal e vegetal. Para alcançá-la, uma agradável caminhada em trilha pela mata ciliar do Rio da Prata, observando aves e outros animais silvestres.
Duração: 1 dia - Distância: 56Km

Aquário Natural
Situado no Parque Ecológico Baía Bonita, o passeio é composto por flutuação e trilha dos animais. Chegando à nascente de águas totalmente cristalinas começa a flutuação pelo mundo aquático de rara beleza convivendo com exóticos peixes como a piraputunga, piaus, dourados e outros. Após a flutuação, pode-se conhecer a "Trilha dos Animais", observando cariedades da fauna na região do Pantanal e Cerrado, terminando o passeio com uma visita ao museu de história natural da Baía Bonita, receptivo com piscina, restaurante e loja de artesanato. O passeio conta com acompanhamento de barcos de apoio durante a flutuação.

- GRUTAS

São Miguel
Emocionante caminhada sob uma trilha suspensa a 180 metros até chegar a entrada de uma das cavidades mais antigas deste planeta. Uma gruta com diversas formações calcárias onde a natureza intocável mostra seus corais e ninhos de calcário. Receptivo com mirante e bar.
Duração: 1 hora - Distância: 18Km

Lago Azul
Após uma caminhada de 250 metros e descida de 100 metros, já dentro da Gruta, avista-se um lago de águas intensamente azuladas. Ninguém sabe ao certo de onde vês suas águas. Acredita-se na existência de um rio subterrâneo que alimenta o lago.
Duração: 1 h 20 min - Distância: 20Km

- MERGULHO SEM CREDENCIAL

Discovery scuba no Rio Formoso
Este programa é composto por instruções básicas de mergulho e de adaptação aos equipamentos de compensação de pressão, respiração, natação subaquática. São acompanhadas por um mergulhador profissional experiente que guiará por este mundo de águas cristalinas, repleto de lindos peixes e vasta vegetação. Este mergulho é feito à profundidade de 7 a 10 metros. Além da beleza do rio, o passeio torna-se relaxante pelo visual de cardumes de piraputangas curimbas e dourados.
Duração: 30min - Distância: 7Km

Discovery scuba no Rio da Prata
Este programa é composto por instruções básicas de mergulho e de adaptação aos equipamentos de compensação de pressão, respiração, natação subaquática. É acompanhado por um mergulhador profissional que o guiará por este mundo de águas cristalinas do Rio da Prata, repleto de lindos peixes e vasta vegetação. O mergulho é feito à profundidade de 7 a 10 metros. Além da beleza do rio, torna-se relaxante pelo visual de cardumes de piraputangas curimbas e dourados.
Duração: 40 min - Distância: 56Km

- MERGULHO COM CREDENCIAL

Abismo Anhumas
Trata-se de um abismo vertical com descida de 72 metros de rapel até um lago do tamanho de um campo de futebol, em águas cristalinas e cones submersos de até 16 metros de altura. Pode-se praticar mergulho com cilindro, somente para quem tem credencial básica. Na parte seca há vários salões e formação de espeleotemas que a natureza esculpiu, de uma beleza inesquecível. No mergulho autônomo em meios aos cones, tem-se uma visibilidade que varia de 40 a 60 metros.
Duração: meio dia - Distância: 23Km

- RAPEL

Boca da onça
O passeio é composto de pra aventura com rapel de 90 metros e uma plataforma de 34 metros de comprimento que se projeto no abismo, proporcionando uma descida, cheia de adrenalina pelo paredão, com inúmeras grutas e um magnífico visual sobre o cânion do Rio Salobra. Logo após, é feita uma visita a maior cachoeira do Estado, com 156 metros de altura, e natação na Rio Salobras. Obs.: Treinamento obrigatório no dia anterior ao passeio, a partir das 18horas.
Duração: 1 dia - Distância: 58Km

Abismo anhumas
Trata-se de um abismo vertical com descida de 72 metros de rapel até um lago de águas cristalinas, do tamanho de um campo de futebol e cones submersos de até 16 metros de altura, onde também pode ser praticado mergulho com cilindro para quem tem credencial de mergulho básico. Na parte seca há vários salões e formação de espeleotemas que a natureza esculpiu, de uma beleza inesquecível. O mergulho autônomo é no meio dos cones onde se tem uma visibilidade de 40 a 60 metros, tudo acompanhado por um instrutor.
Duração: meio dia - Distância: 23Km

Relato de viagem de Ariadne e Felipe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Giverny e os imperdíveis Jardins de Monet

A jornada de um músico brasileiro por Istambul, Turquia

PÉ NA AREIA NA PRAIA DA PIPA, RN