História, Arte, Cultura e Excelente Culinária em Tiradentes, MG

Tiradentes, Minas Gerais



Se você gosta de arte, história e cultura, visitar a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, é obrigatório!
A cidade histórica é linda. É uma das cidades mais preservadas do Brasil, com uma bela arquitetura colonial.



A Igreja da Matriz de Santo Antônio é um lindo exemplar do barroco mineiro, e o passeio de charrete pela cidade dá um clima todo especial à viagem.
Se você for à Tiradentes, cheque a possibilidade de assistir a um concerto de órgão na Igreja da Matriz (geralmente acontece às sextas feiras). É uma viagem no tempo!
Também é possível fazer uma viagem de Maria Fumaça até a vizinha São João Del Rei.



Em Tiradentes há uma rede de gastronomia deliciosa e pousadas para todos os gostos e bolsos.



Eu estive duas vezes em Tiradentes.
A primeira vez foi em janeiro 2004, para participar, como espectadora, da Mostra de Cinema. O evento é muito bem organizado e estruturado. Há tendas com telões nas praças públicas. É um clima bem legal.
Durante a Mostra, a cidade fica lotada, por isso é recomendado fazer reserva em pousadas com certa antecedência.



A segunda vez foi em 2010, no feriado de Corpus Christi. Apesar do intervalo de 6 anos, a cidade me parecia a mesma, sem grandes modificações. Os mesmos bons restaurantes, os mesmos pontos comerciais, as mesmas pousadas.



Eu e Felipe fomos à Tiradentes com um grupo, para um curso sobre Música e Imagem na Cultura Colonial Mineira: aproximações poéticas e estéticas. O curso foi ministrado por Marcos Hill e Elisa Freixo. Elisa é moradora de Tiradentes e é também uma ds mais importantes organistas do Brasil. Além do curso, assistimos aos concertos dela no órgão da Matriz. Uma experiência impagável.



Música, talha, pintura e imaginário nos conduziram por percursos que, além de agradáveis, nos aproximaram de conteúdos fundamentais no processo de formação da cultura brasileira. Foi uma viagem muito especial.
Eu estava grávida, e tive um pouco de dificuldade para subir as ladeiras de pedra da cidade. Mas não foi um grande problema. Devagar e sempre era o meu lema! E foi inesquecível!



Seguem algumas dicas para você organizar bem a sua viagem à Tiradentes!

Os principais pontos turísticos:



Casa da Câmara
Construção de 1717, neste casarão se reunia o Senado da Câmara desde 1718 e onde o pai do alferes, Domingos da Silva Santos exerceu o cargo de Vereador. O prédio servia para recepcionar os Imperadores e pessoas ilustres que visitavam a cidade de São José Del Rei e Tiradentes.

Centro Cultural Yves Alves
Aproveitando a fachada existente seu interior foi construído nos moldes da arquitetura colonial.

Estação ferroviária (Maria Fumaça)
Estação da Estrada de Ferro, bonito prédio construído em 1880/1881, em estilo característico da arquitetura da estrada de ferro, com lambrequins e telhas marselhesas, vindas da França. Ainda estão em funcionamento as locomotivas a vapor que datam do início do século XX. A locomotiva, hoje usada apenas para fins turísticos, corre São João del Rei e Tiradentes nos finais de semana e feriados.

Museu da Arte Sacra
Antiga cadeia pública, foi destruída por um incêndio em 1829 e reconstruída em 1835. As características de cadeia não se perderam após a reforma, pois se mantiveram as janelas com pesadas grades que circundam todo o prédio.

Museu Padre Toledo
A casa, que hoje abriga um rico mobiliário e diversas obras de arte, foi no passado sede de reuniões da Inconfidência Mineira.

Para quem gosta de Ecoturismo, os principais atrativos são:

Balneario Águas Santas
Para desfrutar de uma boa piscina abastecida com água mineral. O balneário possui infra-estrutura de restaurante, bar e banheiros.

Cachoeira do Bom Despacho
Localizada as margens da Estrada que liga a cidade de Tiradentes à Santa Cruz de Minas

Cachoeira do Carteiro
Seguindo pelo bairro do Cascalho, sítio do Ipê, com uma caminhada de aproximadamente uma hora e meia passando por uma calçada do século XVIII, que antigamente ligava a cidade de Tiradentes ao Arraial da Laje chega-se ao alto da Serra de São José. No caminho você passará diante de uma cruz onde foi morto um carteiro que trazia mensagem importante para a vila.

Cavalgada
A Tropa Trindade realiza cavalgadas ecológicas em estradas rurais,no alto da Serra de São José,alambiques e passeios ao luar,isso tudo com cavalos treinados e guias experientes e em trechos curtos,médios e longos.

Gruta da Casa de Pedra
Encontra-se na Br-265, entre São João del-Rei e Tiradentes, na margem esquerda do Rio das Mortes. Sua formação calcária proporciona o aparecimento de estalactites e estalagmites, as visitas a gruta são monitoradas e tem a duração de aproximadamente 40 minutos. A gruta possui também 5 vias de rapel.

Mangue
No final da Rua Frei Veloso no Bairro do Pacu, através de uma trilha com cerca de trinta minutos de caminhada, chega-se a um vale entre o morro de Santa Luzia e a Serra de São José, onde podemos encontrar várias piscinas naturais com suas águas cristalinas.

Para maiores informações sobre onde ficar e onde comer, acesse: http://www.tiradentesgerais.com.br/

Aproveite a culinária de Minas Gerais. Os restaurantes são maravilhosos, as chocolaterias e os cafés são impagáveis. Come-se bem, com muito prazer!

Relato de Viagem de Ariadne Catanzaro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Giverny e os imperdíveis Jardins de Monet

A jornada de um músico brasileiro por Istambul, Turquia

PÉ NA AREIA NA PRAIA DA PIPA, RN